O aumento da preocupação com o corpo e com o bem-estar físico levou a um aumento da procura de suplementos e alimentos que ajudem a tornar mais evidentes os esforços feitos. Nos últimos anos, os chamados sumos detox ou sumos verdes invadiram todos os comércios, fazendo surgir até autênticos negócios à volta deles.

Com todo o sucesso e projeção, serão os sumos detox e as dietas detox saudáveis e recomendáveis para a nossa saúde?

O que são os sumos detox?

Os sumos detox são uma forma de reagrupar numa só bebida diferentes alimentos, como frutas ou legumes. Para além desses alimentos crus, podem ser adicionados suplementos proteicos ou super-alimentos, aumentando assim a importância nutritiva do batido em questão.

Estes batidos detox têm o intuito de desintoxicar o corpo e, para serem eficazes, devem seguir tomados seguindo um plano de um ou vários dias.

Emagrecer com sumos, realizando uma dieta usando sumos detox, é possível; no entanto, como em todas as dietas, esta deve ser preparada tendo em conta as necessidades de cada pessoa.

Os sumos detox são uma forma de consumir o mesmo tipo de nutrientes que se consome no dia-a-dia mas sob forma líquida. Sendo o fígado o principal órgão do corpo humano responsável pela desintoxicação, uma pausa no consumo de alimentos que intoxicam o fígado (comida não orgânica, café, álcool, alimentos processados ou com aditivos químicos, etc) permite minimizar a sobrecarga alimentar no fígado, permitindo uma agilização do processo de desintoxicação.

Uma dieta de sumos detox é uma dieta na qual a pessoa substitui as refeições normais por sumos. Sendo dietas de curto prazo (alguns dias ou semanas), não são dietas recomendadas a pessoas que procuram emagrecer. Este tipo de sumos ajuda a reduzir o inchaço, mas dificilmente ajuda a reduzir a gordura e peso pois não é um processo suficiente longo para esse resultado.

Quais os perigos dos sumos detox?

Os sumos detox, quando bem feitos, podem oferecer os resultados normalmente procurados. O que acontece muitas vezes é que grande parte das pessoas que seguem as dietas usando como base estes sumos, não têm conhecimento nutricional ou não são acompanhadas por um especialista. Isto faz com que os mínimos nutricionais não sejam respeitados, podendo criar desregulações e perturbações alimentares.

Frutas e legumes

Consumir este tipo de sumos tem o benefício de consumir frutas e legumes de forma prática, rápida e agradável. No entanto, limitar e restringir a alimentação unicamente a sumos detox com a esperança de resultados rápidos, sem qualquer consulta ou conhecimento técnico, é um erro e bastante perigoso. A falta de conhecimento sobre cada alimento utilizado nos sumos provoca muita vezes o consumo excessivo de alguns nutrientes.

Tal como na alimentação tradicional, a preparação dos sumos detox deve seguir uma lógica de diversidade nutricional e alimentar.

Que cuidados ter com os sumos detox?

Antes de iniciar uma dieta com sumos detox, consulte um especialista da saúde ou um nutricionista, pois cada plano detox deve ser criado consoante as necessidades nutricionais e objetivos de cada pessoa.

Uma dieta detox, mesmo que de poucos dias, provoca alguns efeitos secundários como fadiga, sonolência, irritabilidade, mudanças de humor ou problemas intestinais.

O consumo de uma refeição é normalmente sugerido pelos especialistas durante a dieta detox, para permitir que o corpo se habitue e adapte a essa mesma dieta.

Conclusão

Os sumos detox são uma forma saudável de consumir fruta e legumes, normalmente crus e com todas as vitaminas e proteínas. No entanto, uma dieta unicamente de sumos detox deve ser estruturada por especialistas em nutrição e nunca de forma independente.

Como em todas as dietas e alterações alimentares, tudo o que é tomado em extremo não faz bem. O conselho é de Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas que indica também os sumos detox com uma forma saudável de ingerir diferentes nutrientes e fibras que de outro modo não iria ingerir.

Ginásio.org
Author

O GINÁSIO.ORG é a tua fonte de informação para nutrição, suplementação, planos de treino, análise de suplementos e muito mais.

Write A Comment