A preocupação com a composição dos alimentos é cada vez maior, não só por uma questão de saúde mas também pela otimização de uma dieta desportiva e de preocupações físicas. Falar de proteínas ganha toda uma importância sobretudo para os desportivas, preocupados com a recuperação depois da atividade física.

Essa preocupação é notória pela procura crescente de fontes de proteínas, não só em fontes alimentares como em suplementos proteicos. Muitas perguntas se impõem quando se fala em proteína: quais são as melhores fontes naturais? Os suplementos proteicos são saudáveis? Como devem ser utilizados? Este artigo pretende tirar algumas dúvidas e alertá-lo para os cuidados a ter com os suplementos proteicos.

O que são as proteínas e para que servem?

A importância da proteína para o corpo humano está gravada desde logo no seu próprio nome: a palavra deriva do grego antigo “prôtos” que significa “primeiro, essencial”. As proteínas são algo importantíssimo e essencial para o corpo, pois têm um papel essencial na formação dos músculos, na manutenção de órgãos e tecidos como a pele, ossos, cabelo ou unhas e em muitas outras funções do sistema nervoso. As proteínas são também as responsáveis por nos conseguirmos proteger de vírus e bactérias!

As proteínas são constituídas por vários tipos de aminoácidos, sendo que alguns deles, os chamados aminoácidos essenciais, não são produzidos pelo próprio corpo. A alimentação por nós feita é a única forma de fornecer ao corpo a quantidade de aminoácidos essenciais necessária.

A falta de proteínas no corpo é manifestada por fadiga, problemas de concentração e diminuição das defesas naturais.

Onde podemos encontrar proteínas?

As proteínas podem ser de origem animal ou de origem vegetal. As proteínas de origem animal são encontradas na carne, no peixe, nos ovos ou nos produtos derivados de leite. Este tipo de proteínas é mais completo, sobretudo quando se fala no ovo que é uma das maiores fontes de aminoácidos essenciais disponível. As proteínas de origem vegetal podem ser encontradas em alguns legumes como lentilhas ou grão, em cereais completos ou integrais, no soja e no tofu ou em frutos secos.

Feijões rajados

Quais as diferenças entre proteínas animais e proteínas vegetais?

A maior vantagem das proteínas animais é que têm em si todos os aminoácidos indispensáveis para o corpo humano. No entanto, têm também algumas desvantagens. Algumas fontes de proteínas animais, como por exemplo a carne de porco ou o queijo, têm um alto teor de lípidos e colesterol, estando ligadas a um maior risco de doenças cardiovasculares e de problemas de obesidade.

Já por si as proteínas vegetais são mais saudáveis mas não conseguem preencher sozinhas todas as necessidades do corpo humano em aminoácidos essenciais.

É no que diz respeito aos aminoácidos essenciais, sobretudo em pessoas vegetarianas ou veganas, que os suplementos proteicos podem ser úteis para complementar uma alimentação que peca por proteínas animais.

Os suplementos proteicos: como utilizar, em que situações e cuidados a ter

Os suplementos proteicos podem ser de extrema importância sobretudo para pessoas veganas que não encontram numa alimentação sem proteínas animais todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano.

Desportistas e pessoas com uma elevada atividade física podem também encontrar nos suplementos proteicos um grande aliado. Os suplementos proteicos, como a proteína whey, permitem:

  • Otimizar a rapidez de absorção dos nutrientes. Um bife pode demorar até 2 horas a ser digerido pelo corpo, enquanto que uma dose de whey é assimilada em apenas trinta minutos;
  • O fornecimento de um conjunto de aminoácidos essenciais para o corpo.

Os suplementos proteicos não devem ser tomados em nenhum caso como sendo a única fonte de proteínas. Dificilmente irá ser possível encontrar neste tipo de suplementos o valor nutricional de referência sem paralelamente ter um alimentação saudável.

As proteínas são essenciais para uma alimentação saudável e uma saúde exemplar. Conhecer o valor nutricional de referência para o tipo de vida e atividade que leva é aconselhado antes de começar a tomar algum tipo de suplemento proteico.

Ginásio.org
Author

O GINÁSIO.ORG é a tua fonte de informação para nutrição, suplementação, planos de treino, análise de suplementos e muito mais.

Write A Comment